Câmara adere à campanha Setembro Verde

A Câmara de Maringá adere à campanha Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos no Brasil. A iniciativa reforça o compromisso do Legislativo com a vida e com a promoção de políticas públicas voltadas à saúde e à solidariedade.
Entre as ações em destaque, tramita na Casa o Projeto de Lei nº 17599/2025, de autoria do vereador Sidnei Telles (Podemos). A proposta institui o Projeto Vidas Gerando Vidas e dispõe sobre a criação de ações para incentivar a doação de órgãos, tecidos e medula óssea no Município de Maringá, em conformidade com a Lei Federal n. 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que trata da remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.
O projeto já foi analisado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na reunião da última terça-feira (09) e segue em tramitação pelas demais comissões da Câmara antes de ser levado ao plenário para votação dos vereadores.
O Setembro Verde tem como marco o dia 27 de setembro, instituído como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Durante todo o mês, instituições de saúde, entidades e órgãos públicos realizam campanhas para estimular a reflexão sobre a importância de dizer “sim” à doação e salvar vidas.
Ao participar da campanha, a Câmara de Maringá busca fortalecer o diálogo com a sociedade, promover a conscientização e contribuir para a formação de uma cultura solidária em relação à doação de órgãos, tecidos e medula óssea.
A adesão da Câmara ao Setembro Verde reafirma seu papel de parceira da comunidade em causas sociais e reforça o compromisso dos vereadores em legislar com foco no bem-estar da população maringaense.
Assessoria de Imprensa – CMM