Ação de abordagem atende 50 pessoas em situação de rua.
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) intensificou as ações de abordagem de pessoas em situação de rua triplicando o número de equipes. Na noite de ontem, cerca de 50 pessoas foram atendidas pelo Serviço de Abordagem Social, sendo que 26 foram encaminhadas para o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). Os moradores que recusaram o encaminhamento receberam cobertores. O serviço de abordagem atende 24 horas e quando as temperaturas aproximam dos 10° graus as ações são intensificadas durante a noite, com maior número de equipes trabalhando na rua até as duas horas da manhã e uma equipe de plantão após esse horário.
O Centro Pop oferece as pessoas em situação de rua banho, alimentação e roupas. Após esse atendimento, os moradores são cadastrados, recebendo atendimento aprofundado com profissionais das áreas de assistência social e psicologia. Também são oferecidos atendimentos especializados como contato com familiares, comunidades terapêuticas, abrigamento e serviços intersetorial e socioassistencial.
Além das ações da Sasc, o Provopar de Maringá, por meio da Campanha do Agasalho, disponibiliza dezenas de pontos fixos de arrecadação de roupas, cobertores e calçados, que são recolhidas e encaminhadas para entidades assistenciais, de forma que a demanda seja atendida no decorrer de toda a campanha. A campanha, lançada no dia 18 de maio, segue até o dia 31 de julho.
O Albergue Santa Luíza de Marillac também iniciou campanha de arrecadação de leite e pó de café, devido o aumento do consumo nos dias de frio. No mês de junho deste ano foram servidos 2.254 cafés da manhã. A direção do local também pede doações de toalhas de banho. O albergue atende todos os dias das 17 às 19 horas para banho e entregue kit de higiene pessoal para cada acolhido. As doações podem ser levadas a qualquer horário do dia. O Albergue Santa Luíza de Marillac fica na rua Fernão Dias, 840. Telefone 044 4001 14 00.
Saiba Mais
A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal também colaboram em ações conjuntas à Sasc, destinadas ao atendimento de pessoas expostas ao frio nas ruas. A iniciativa se estenderá durante todo o inverno com intervenções de acolhimento.
Serviço
Quem encontrar uma pessoa em situação de rua pode colaborar com o atendimento ligando para o Serviço de Abordagem Social, no telefone 99103-5661 (24 horas por dia) ou para o Centro Pop (3901-2203 das 8 horas às 17 horas). O telefone do Albergue é 3224-1673.