Encontro marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas
Cerca de 80 pessoas participaram do 1º Encontro dos Povos Indígenas de Maringá e Região, realizado na Câmara de Maringá, nesta sexta-feira (9).
O evento marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado hoje, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Paralelamente, mulheres indígenas de todo País chegarão em Brasília com o mesmo intuito.
Segundo Cleuza Souza Teodoro, gerente de Promoção da Igualdade Racial, a garantia na posse de terras, o acesso à saúde, educação e transporte são as principais reivindicações dos indígenas.
“Esse encontro pretende levar também aos não-indígenas um pouco da cultura vivida nas aldeias”, explica Cleuza, acrescentando a intenção de apresentações artísticas no gramado da Catedral durante o dia.
Além de palavras incentivadoras, ditas na tribuna da Casa, os indígenas também manifestaram sua arte usando cocares, cantando e dançando no Plenário. Entre os presentes estava o secretário de Cultura, Miguel Fernando.
De acordo com Cleuza, outro objetivo da Gerência de Promoção da Igualdade Racial é organizar um evento maior, nessa mesma época do ano, em 2020.