CONSUL GERAL DO JAPÃO NO PARANÁ VEM A MARINGÁ PARA INAUGURAR OBRAS DO ASILO WAJUNKAI

0
337

O Consul Geral do Japão no Paraná, Hajime Kimura, inaugura no sábado, (28), as novas dependências sanitárias do Asilo Wajunkai de Maringá.

A cerimônia de inauguração terá início às 9h e precederá a“40ª edição do tradicional “Festival Paranaense de Canção e Dança Folclórica da Terceira Idade”, que esse ano tem, confirmadas, mais de 80 apresentações artísticas.

Em março desse ano, Kimura veio a Maringá para assinar o termo de liberação de recursos destinados à reforma da instalação sanitária coletiva do asilo. Os recursos para a realização da obra foram doados pelo povo japonês através do projeto Kusanone, que faz parte do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana – (Programa APC). No total foram investidos R$ 194 mil na reforma, que proporcionará mais conforto para os 40 idosos que atualmente residem no Asilo Wajunkai. “A comunidade se sente muito feliz com a presença do Consul Geral Hajime Kimura. É uma honra tê-lo aqui em Maringá; somos todos muito gratos pelo apoio que recebemos e queremos compartilhar nossa felicidade com toda a população”, afirma Shiniti Ueta, diretor da Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosas, gestora do Asilo Wajunkai.

Após a cerimônia de inauguração, o Consul Geral ficará à disposição para conceder entrevistas aos veículos de comunicação. A sequência do programa prevê a presença do médico, Dr. Hiromi Yamaguchi, diretor clínico da entidade, que fará uma palestra sobre cuidados e orientações de saúde na terceira idade.

Enfim, às 11h, acontece a abertura do Festival Paranaense da Canção com a apresentação do Grupo Musical MIN, composto por jovens que tem como missão, manter viva a cultura musical japonesa no Brasil.

Às 11:30h todas as pessoas presentes serão convidadas a participar de um almoço por adesão com oferta espontânea.

O Festival prossegue durante toda a tarde de sábado no salão social do Asilo Wajunkai.

Serviço:

CONTATO PARA ENTREVISTAS: SHINITI UETA – tel. 44 9 8844-2889

Data: 28/09/2019 – (Sábado)

Horário: 9:00h

Local: Salão Social do Asilo Wajunkai

Endereço: Av. Londrina,392 Tel. (44) 3222-5651

E-mail: wajunkai@gmail.com

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

A Associação Wajunkai fundada no município de Maringá no ano de 1975. Entidade assistencial de natureza asilar de longa permanência com a finalidade de abrigar idosos do Paraná em situação de risco social e econômico. Atualmente são atendidos 40 idosos acolhidos acima dos 60 anos de idade, de ambos os sexos na modalidade longa permanência, serviços ininterruptos 24/dia, contando com profissionais habilitados e treinados para auxiliar nas atividades de vida diária, como também cuidados com a saúde, higiene, salubridade, fisioterapia, psicologia e serviço social. Para atender as normas da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária (ANVISA), que não permitem o uso do banho coletivo (ofurô), devido a possibilidade de transmissão de doenças, e principalmente pela mudança de hábito dos internos para o uso individual dos sanitários. A percepção do Cônsul Geral, da necessidade de reforma geral das instalações sanitárias masculinas e femininas, troca dos pisos e azulejos, da troca do sistema de aquecimento solar, mais acessibilidade com adaptação correta para os portadores de deficiência física, motivou a contemplação deste projeto pelo Governo Japonês viabilizando recursos para reforma das instalações. A doação é viabilizada através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês (Programa APC – KUSANONE), cujos recursos provêm da contribuição tributária do povo japonês, e que visam promover auxílio no campo sócio econômico à países em desenvolvimento, por meio de ações nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e saneamento, meio ambiente e bem-estar social.

Fonte: www.ofatomaringa.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui