Educação básica de Maringá é a melhor entre as grandes cidades do Paraná
A educação básica de Maringá é a melhor das grandes cidades do Paraná. O município atingiu a nota 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019. Esta é a melhor colocação já alcançada. Maringá está a frente de Curitiba (nota 6,5), Londrina (6,8), Cascavel (6,5), Foz do Iguaçu (7,1), Ponta Grossa (6,5) e outras.
A melhor nota do IDEB da história é resultado do trabalho nas escolas municipais. O planejamento foi intenso. Assim como a dedicação dos professores e educadores, equipe pedagógica e diretores. Servidores qualificados não mediram esforços. Dessa forma os alunos tiveram (e continuam!) com um ótimo sistema de ensino. Como resultado, Maringá tem a melhor educação entre as grandes cidades do Paraná.
Educação é a melhor e referência para outras grandes cidades
A gestão Ulisses Maia, por meio da Secretaria de Educação, trabalhou muito pelo resultado. Por esse motivo a nota de Maringá aumentou 0,2 nos últimos anos. “Essa é a maior nota da história de Maringá. Estamos muito felizes com o resultado. Isso confirma o que já sabemos. Temos servidores competentes e empenhados em dar a melhor educação para as nossas crianças”, disse Ulisses.
Além disso, o trabalho dos assessores, formadores e gerentes da Educação foi fundamental. Todos foram excelentes no planejamento e aplicação de provas testes. Bem como no acompanhamento do trabalho das unidades escolares.
Sobretudo, a formação dos professores foi muito importante para este resultado. Os professores participaram de encontros mensais. Além disso estudaram escritores da Língua Portuguesa e Matemática. Assim reforçaram o trabalho com os alunos no dia a dia da sala de aula. Dessa forma foi possível educar com qualidade e cumprir os planos de aprendizagem.
Educação de qualidade é diferencial da cidade
Enfim, além de investir em planejamento e formação para os servidores da educação, a gestão Ulisses Maia melhorou a qualidade dos kits escolares. Em 2020, a educação básica teve investimento de R$ 11,8 milhões. 40 mil estudantes ganharam uniformes e materiais escolares. Maringá tem 116 unidades de ensino, entre centros infantis e escolas.
Os kits foram entregues com meias, pares de tênis, uniformes, agasalhos, bolsas, mochilas de alças e com rodinhas. Dessa forma, cada aluno teve direito a um kit, com itens do seu nível escolar. Outra novidade foi a sandália das turmas da Educação Infantil 3. Para essa idade a sandália é melhor que o tênis. Da mesma forma, a lista de materiais é longa: novos livros, cadernos de desenho, massas de modelar, lápis de cor, cadernos, garrafas de água, entre outros.