18 dicas básicas e essenciais para mamães de primeira viagem!

18 dicas básicas e essenciais para mamães de primeira viagem!

Quanto mais a data do parto se aproxima, maiores são os medos e a ansiedade das mamães de primeira viagem. Elas planejam como será o parto, o que levar para a maternidade, como será o pós-parto e querem que tudo saia conforme o programado.

Depois que o bebê nasce, começa outra etapa: o sentimento de culpa e as constantes dúvidas sobre o que fazer quando o bebê não para de chorar, quando dorme demais e quando mama muito ou pouco.

Com tanta gente dando opinião, é comum que a insegurança aumente e que você faça comparações — deixando-a com a péssima sensação de que não está fazendo um bom trabalho.

Fique calma, tudo isso passa. Com algumas boas orientações, você se sentirá mais segura para cuidar do seu bebê. Para ajudá-la, preparamos uma lista com 18 dicas para mães de primeira viagem, do final da gestação até os primeiros meses do bebê, que facilitarão bastante a sua rotina.

Confira!

1. Faça um plano de parto

O parto é certamente o auge do início da maternidade, quando a espera chega ao fim. Um evento tão importante deve ser planejado pela gestante em conjunto com o seu obstetra para definir o tipo de parto— normal ou cesárea —, observando as condições de saúde do bebê e da mamãe.

O objetivo do plano de parto é traçar as diretrizes básicas do que a mulher deseja ter ou fazer durante o trabalho de parto, como:

  • se quer ou não analgesia, no caso de parto normal;
  • se deseja ouvir música;
  • quem será seu acompanhante — a lei 11.108 de 07 de abril de 2005, determina que toda grávida tem direito a um acompanhante da sua escolha durante todo o trabalho de parto;
  • se terá ou não uma doula;
  • a posição em que deseja dar a luz.

Dica: Tipos de partos: qual é o ideal para mim e meu bebê?

2. Visite as maternidades onde pretende ter o bebê

Mesmo que você já tenha uma ideia de onde seu bebê vai nascer, visitar a maternidade é uma boa ideia para preparar-se e reduzir a ansiedade.

Trace percursos diferentes para estimar o tempo que você leva para chegar ao local. Confira a infraestrutura disponível. Poucas maternidades fazem o parto na banheira, por exemplo, ou têm equipe que faça esse tipo de parto. Então, se você deseja ter um assim, precisará procurar um hospital que atenda suas expectativas.

É importante que você tire suas dúvidas sobre demanda de atendimento e qual é o protocolo caso não haja leito no momento em que você chegar — as salas de pré-parto podem comportar mais de uma gestante ao mesmo tempo e você precisa saber se fica confortável nessa situação.

3. Descanse nas últimas semanas antes da data do parto

Muitas mulheres têm dificuldades para dormir no final da gravidez, pois a barriga e a ansiedade estão grandes demais. Porém, ainda que você não consiga dormir bem, é importante que descanse o máximo possível nesse finalzinho.

Você precisará de muita energia para o parto e a primeira semana no bebê em casa é bastante cansativa. Serão muitas novidade e adaptações e, por isso, você precisa guardar alguma energia e estar preparada.

Clique no banner e confira todas as orientações que você precisa para que o seu bebê chegue em um ambiente familiar confortável, organizado e muito seguro.

4. Economize para as vacinas

Calendário Nacional de Vacinação cobre a maior parte das vacinas que o seu filho precisará tomar ao longo do primeiro ano de vida. Ainda assim, há algumas vacinas indicadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria que são oferecidas apenas na rede privada, como a meningite B e a ACWY.

O preço de cada dose é relativamente alto e é bom ter uma economia para pagar por elas. Aliás, todo o planejamento financeiro é importante quando se espera um novo membro na família.

Compre sem sair de casa e mantenha a segurança da sua família aqui diga que é leitor do www.odiariodemaringa.com.br e ganhe 10% de desconto

5. Pense sobre armazenar as células-tronco

As células-tronco estão presentes no sangue e no tecido do cordão umbilical e têm grande potencial para uso médico no tratamento de várias doenças, como leucemia e até mesmo autismo. Por isso, uma das principais dicas para mães de primeira viagem é armazená-las.

coleta do material é feita logo após o parto, sem riscos para você ou para o bebê. O procedimento é simples, indolor e dura menos de cinco minutos.

Clique no banner abaixo e encontre todas as respostas sobre o armazenamento das células-tronco do seu bebê.

6. Aceite ajuda

Você acabou de passar por um parto — que é um evento de enorme importância e grande influência sobre o seu corpo — e tem um bebê que precisa de você todo o tempo.

Por isso, não se acanhe em pedir ajuda para sua mãe, seu parceiro, sua sogra, irmã, cunhada, melhor amiga e para quem mais estiver por perto para manter a casa limpa, a geladeira cheia e o seu corpo alimentado. Isso será importante para você, para o bebê e para o seu relacionamento.

7. Fique calma diante do choro do bebê

choro é a única forma que o bebê conhece para se comunicar, é a única linguagem à qual ele tem acesso. Portanto, ele vai chorar bastante. É comum que a mãe de primeira viagem pense que a criança está com fomecólica ou dor. No entanto, pode ser apenas tédio, insegurança e vontade de passear no seu colo.

O mundo é um lugar novo para o bebê e os estímulos podem estressá-lo. Ele sente falta do aconchego do útero e, em boa parte das vezes, basta que você o atenda para que ele se acalme.

Dar colo é importante para fortalecer o vínculo entre vocês. Além disso, o contato com a mãe e com outros adultos ajuda no desenvolvimento das potencialidades do cérebro da criança.

Dica: Vínculo entre mãe e bebê: da gestação para toda a vida!

8. Coloque o bebê pra dormir aos primeiros sinais de sono

Parece um contrassenso, mas bebê cansado tem mais dificuldade para dormir. Quanto mais sono o pequeno tem, mais irritado fica e a briga pode ser longa e desgastante para vocês dois.

Assim, logo que bocejar, coçar os olhinhos e der os primeiros sinais de que quer dormir, coloque o bebê no berço e deixe que ele se renda ao soninho. Colocar uma música relaxante e reduzir a luz ambiente pode ajudar nessa tarefa.

Porém, é importante que durante as sonecas do dia o bebê não fique em um ambiente totalmente escuro, para que se acostume com o dia e a noite. Os barulhos da casa também devem ser mantidos, mesmo que você queira que ele durma um pouco mais. Se ele não treinar o relógio biológico, é possível que troque a noite pelo dia por mais tempo.

9. Durma sempre que puder

Essa é uma das principais dicas para mães de primeira viagem. Nos primeiros dois meses, o bebê mama com muita frequência, pois seu estômago é bem pequeno. Você precisa trocar muitas fraldas, dar banho, alimentar-se, tomar o seu próprio banho e ainda receber visitas, atender telefonemas e recados virtuais.

Enfim, a jornada é longa. Portanto, aproveite toda e qualquer oportunidade para tirar uma soneca e não se acanhe em recusar visitas. As pessoas entenderão seu argumento. Lembre-se: você precisa estar descansada e relaxada para atender às demandas do seu bebê da melhor maneira possível.

10. Aprenda técnicas para aliviar as cólicas do bebê

O choro de cólica deixa as mães de primeira viagem com o coração na mão. O bebê chora alto e bate as perninhas. Ver o pequenino com tanto sofrimento leva muitas mães também às lágrimas.

Dica: Saiba quais são alimentos que causam cólicas no bebê

Fique calma e respire. Sua agitação não ajuda e ainda deixará o bebê mais inseguro. Pesquise e aprenda algumas técnicas para alívio das cólicas do bebê, elas são simples e reduzem as dores.

Infelizmente, as cólicas fazem parte do amadurecimento do sistema digestivo da criança e a maioria dos bebês e mamães terão que passar por elas.

Algumas técnicas que podem ajudar:

  • massagem shantala: pode ser feita desde os primeiros dias de vida;
  • banho de ofurô ou balde: a água morna acalma o bebê e o ambiente aconchegante faz com que ele se lembre do útero;
  • colocar o bebê de barriga para baixo;
  • fazer compressas com um pano aquecido ou bolsa de água quente: tenha cuidado com a temperatura e use sempre uma fralda de proteção, pois a pele do bebê é muito sensível.

11. Saia para passear

Não há motivos para ficar trancada em casa com o bebê durante todos os meses da licença-maternidade. Tão logo o pediatra libere o bebê para passear — o que geralmente acontece após o primeiro mês de vida — faça passeios curtos e aproveite a luz do sol do começo da manhã para garantir ao pequeno a dose necessária de vitamina D.

Dica: Conheça 6 tipos de carrinho de bebê

Ver outras pessoas e conversar com outras mães é importante para que você não se sinta tão solitária. Nos três primeiros meses é bom evitar locais com grandes aglomerados de pessoas, pois o pequeno ainda tem um sistema imunológico imaturo e pode pegar gripes e resfriados com mais facilidade.

12. Organize a bolsa do bebê para os passeios

Os primeiros passeios mais longos do bebê parecem uma mudança. Mesmo para a consulta ao pediatra é importante ter alguns itens básicos para fazer a troca de fraldas e garantir que ele não sinta frio ou calor.

Por isso, alguns itens são obrigatórios na bolsa:

  • fraldas descartáveis;
  • lenços umedecidos;
  • pomadas contra assaduras;
  • fraldas de mão e boca;
  • forro para fraldário;
  • uma ou duas trocas de roupa, de acordo com a estação. É sempre importante ter uma muda de roupa mais fresca e uma peça mais quentinha para que você não seja pega de surpresa com as mudanças de temperatura.

13. Peça ajuda se tiver dificuldades com a amamentação

amamentação pode ser mais difícil para algumas mulheres que para outras. Afinal, você e seu filho precisarão aprender a amamentar. Por isso, não tenha vergonha nem se sinta culpada se vocês precisarem de mais tempo para ter uma mamada tranquila e feliz.

aleitamento materno é muito importante para a saúde e o desenvolvimento do pequeno. Então, por mais difícil que pareça, vale a pena insistir e pedir ajuda às profissionais da maternidade e do banco de leite, mesmo após a alta.

Clique no banner abaixo e entre em contato conosco para mais informações!

Se ainda assim vocês precisarem complementar a alimentação com fórmula, não há razão para sentir-se frustrada. O importante é que seu bebê esteja bem alimentado e recebendo os nutrientes que precisa para crescer com saúde.

14. Envolva o papai nos cuidados com o bebê

Geralmente, os pais levam mais tempo para se acostumarem com o bebê, que só após o nascimento se torna real para eles. Envolver o papai nos cuidados com o recém-nascido é importante para fortalecer os laços entre eles e reduzir o seu cansaço.

15. Aceite e crie uma rotina para o bebê

Cada bebê tem a sua rotina e você precisa se adaptar a ela. Com o tempo você conhecerá melhor os horários dele e poderá criar brechas para os seus também.

Criar uma rotina para o bebê — estabeleça o horário do banho, da troca de fraldas, do banho de sol, das sonecas do dia e da hora de dormir —, pois isso é importante para que ele se sinta seguro, fique mais calmo e menos irritado.

16. Volte a trabalhar sem culpa

Se for do seu interesse (ou necessidade), retomar a carreira ao fim da licença-maternidade, faça isso em paz. Acredite: é melhor para o bebê ter uma mãe satisfeita que trabalha fora do que ter ao lado dele em tempo integral uma mãe infeliz por ter deixado para trás uma parte importante da vida.

Dica: Tudo que você precisa saber sobre licença-maternidade

17. Troque ideias

Esse é o seu primeiro bebê, não é vergonha não saber trocar bem uma fralda ou ter vontade de chorar junto com ele. Conversar com outras mães e ver como elas lidam com os pequenos dilemas cotidianos pode ser bem esclarecedor e inspirador para o seu dia a dia.

18. Aceite suas imperfeições

Embora esse seja o último item da lista, ele é o mais importante de todos. Tenha em mente que não existe supermãe. Você não pode prever todas as situações de risco nem evitar todas as dores do seu filho. Acredite: está tudo bem!

Você vai errar muito ainda — não só nos primeiros meses ou anos da vida do seu filho, mas enquanto viver. Afinal, você é humana e, por essa razão, é falível — assim como todo mundo. O importante é não se desesperar, observar seu filho com atenção e não ter medo de mudar de estratégia quando necessário.

Errar faz parte, chorar também. Então, abuse do seu direito e renda-se às lágrimas sempre que sentir um aperto no peito. Isso ajuda a aliviar o estresse e a retomar o controle da situação. Ser mãe é desafiador e maravilhoso. Mesmo para as mulheres que adiaram a maternidade, esse momento é de aprendizado e crescimento.

Esperamos que nossas dicas para mães de primeira viagem contribuam para acalmá-la e tranquilizá-la. Você está se preparando para a chegada do seu primeiro bebê?

  • Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa(CRM: 5279398-1)
  • Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
  • Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
  • Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.
xosotin chelseathông tin chuyển nhượngcâu lạc bộ bóng đá arsenalbóng đá atalantabundesligacầu thủ haalandUEFAevertonxosofutebol ao vivofutemaxmulticanaisonbetbóng đá world cupbóng đá inter milantin juventusbenzemala ligaclb leicester cityMUman citymessi lionelsalahnapolineymarpsgronaldoserie atottenhamvalenciaAS ROMALeverkusenac milanmbappenapolinewcastleaston villaliverpoolfa cupreal madridpremier leagueAjaxbao bong da247EPLbarcelonabournemouthaff cupasean footballbên lề sân cỏbáo bóng đá mớibóng đá cúp thế giớitin bóng đá ViệtUEFAbáo bóng đá việt namHuyền thoại bóng đágiải ngoại hạng anhSeagametap chi bong da the gioitin bong da lutrận đấu hôm nayviệt nam bóng đátin nong bong daBóng đá nữthể thao 7m24h bóng đábóng đá hôm naythe thao ngoai hang anhtin nhanh bóng đáphòng thay đồ bóng đábóng đá phủikèo nhà cái onbetbóng đá lu 2thông tin phòng thay đồthe thao vuaapp đánh lô đềdudoanxosoxổ số giải đặc biệthôm nay xổ sốkèo đẹp hôm nayketquaxosokq xskqxsmnsoi cầu ba miềnsoi cau thong kesxkt hôm naythế giới xổ sốxổ số 24hxo.soxoso3mienxo so ba mienxoso dac bietxosodientoanxổ số dự đoánvé số chiều xổxoso ket quaxosokienthietxoso kq hôm nayxoso ktxổ số megaxổ số mới nhất hôm nayxoso truc tiepxoso ViệtSX3MIENxs dự đoánxs mien bac hom nayxs miên namxsmientrungxsmn thu 7con số may mắn hôm nayKQXS 3 miền Bắc Trung Nam Nhanhdự đoán xổ số 3 miềndò vé sốdu doan xo so hom nayket qua xo xoket qua xo so.vntrúng thưởng xo sokq xoso trực tiếpket qua xskqxs 247số miền nams0x0 mienbacxosobamien hôm naysố đẹp hôm naysố đẹp trực tuyếnnuôi số đẹpxo so hom quaxoso ketquaxstruc tiep hom nayxổ số kiến thiết trực tiếpxổ số kq hôm nayso xo kq trực tuyenkết quả xổ số miền bắc trực tiếpxo so miền namxổ số miền nam trực tiếptrực tiếp xổ số hôm nayket wa xsKQ XOSOxoso onlinexo so truc tiep hom nayxsttso mien bac trong ngàyKQXS3Msố so mien bacdu doan xo so onlinedu doan cau loxổ số kenokqxs vnKQXOSOKQXS hôm naytrực tiếp kết quả xổ số ba miềncap lo dep nhat hom naysoi cầu chuẩn hôm nayso ket qua xo soXem kết quả xổ số nhanh nhấtSX3MIENXSMB chủ nhậtKQXSMNkết quả mở giải trực tuyếnGiờ vàng chốt số OnlineĐánh Đề Con Gìdò số miền namdò vé số hôm nayso mo so debach thủ lô đẹp nhất hôm naycầu đề hôm naykết quả xổ số kiến thiết toàn quốccau dep 88xsmb rong bach kimket qua xs 2023dự đoán xổ số hàng ngàyBạch thủ đề miền BắcSoi Cầu MB thần tàisoi cau vip 247soi cầu tốtsoi cầu miễn phísoi cau mb vipxsmb hom nayxs vietlottxsmn hôm naycầu lô đẹpthống kê lô kép xổ số miền Bắcquay thử xsmnxổ số thần tàiQuay thử XSMTxổ số chiều nayxo so mien nam hom nayweb đánh lô đề trực tuyến uy tínKQXS hôm nayxsmb ngày hôm nayXSMT chủ nhậtxổ số Power 6/55KQXS A trúng roycao thủ chốt sốbảng xổ số đặc biệtsoi cầu 247 vipsoi cầu wap 666Soi cầu miễn phí 888 VIPSoi Cau Chuan MBđộc thủ desố miền bắcthần tài cho sốKết quả xổ số thần tàiXem trực tiếp xổ sốXIN SỐ THẦN TÀI THỔ ĐỊACầu lô số đẹplô đẹp vip 24hsoi cầu miễn phí 888xổ số kiến thiết chiều nayXSMN thứ 7 hàng tuầnKết quả Xổ số Hồ Chí Minhnhà cái xổ số Việt NamXổ Số Đại PhátXổ số mới nhất Hôm Nayso xo mb hom nayxxmb88quay thu mbXo so Minh ChinhXS Minh Ngọc trực tiếp hôm nayXSMN 88XSTDxs than taixổ số UY TIN NHẤTxs vietlott 88SOI CẦU SIÊU CHUẨNSoiCauVietlô đẹp hôm nay vipket qua so xo hom naykqxsmb 30 ngàydự đoán xổ số 3 miềnSoi cầu 3 càng chuẩn xácbạch thủ lônuoi lo chuanbắt lô chuẩn theo ngàykq xo-solô 3 càngnuôi lô đề siêu vipcầu Lô Xiên XSMBđề về bao nhiêuSoi cầu x3xổ số kiến thiết ngày hôm nayquay thử xsmttruc tiep kết quả sxmntrực tiếp miền bắckết quả xổ số chấm vnbảng xs đặc biệt năm 2023soi cau xsmbxổ số hà nội hôm naysxmtxsmt hôm nayxs truc tiep mbketqua xo so onlinekqxs onlinexo số hôm nayXS3MTin xs hôm nayxsmn thu2XSMN hom nayxổ số miền bắc trực tiếp hôm naySO XOxsmbsxmn hôm nay188betlink188 xo sosoi cầu vip 88lô tô việtsoi lô việtXS247xs ba miềnchốt lô đẹp nhất hôm naychốt số xsmbCHƠI LÔ TÔsoi cau mn hom naychốt lô chuẩndu doan sxmtdự đoán xổ số onlinerồng bạch kim chốt 3 càng miễn phí hôm naythống kê lô gan miền bắcdàn đề lôCầu Kèo Đặc Biệtchốt cầu may mắnkết quả xổ số miền bắc hômSoi cầu vàng 777thẻ bài onlinedu doan mn 888soi cầu miền nam vipsoi cầu mt vipdàn de hôm nay7 cao thủ chốt sốsoi cau mien phi 7777 cao thủ chốt số nức tiếng3 càng miền bắcrồng bạch kim 777dàn de bất bạion newsddxsmn188betw88w88789bettf88sin88suvipsunwintf88five8812betsv88vn88Top 10 nhà cái uy tínsky88iwinlucky88nhacaisin88oxbetm88vn88w88789betiwinf8betrio66rio66lucky88oxbetvn88188bet789betMay-88five88one88sin88bk88xbetoxbetMU88188BETSV88RIO66ONBET88188betM88M88SV88Jun-68Jun-88one88iwinv9betw388OXBETw388w388onbetonbetonbetonbet88onbet88onbet88onbet88onbetonbetonbetonbetqh88mu88Nhà cái uy tínpog79vp777vp777vipbetvipbetuk88uk88typhu88typhu88tk88tk88sm66sm66me88me888live8live8livesm66me88win798livesm66me88win79pog79pog79vp777vp777uk88uk88tk88tk88luck8luck8kingbet86kingbet86k188k188hr99hr99123b8xbetvnvipbetsv66zbettaisunwin-vntyphu88vn138vwinvwinvi68ee881xbetrio66zbetvn138i9betvipfi88clubcf68onbet88ee88typhu88onbetonbetkhuyenmai12bet-moblie12betmoblietaimienphi247vi68clupcf68clupvipbeti9betqh88onb123onbefsoi cầunổ hũbắn cáđá gàđá gàgame bàicasinosoi cầuxóc đĩagame bàigiải mã giấc mơbầu cuaslot gamecasinonổ hủdàn đềBắn cácasinodàn đềnổ hũtài xỉuslot gamecasinobắn cáđá gàgame bàithể thaogame bàisoi cầukqsssoi cầucờ tướngbắn cágame bàixóc đĩaAG百家乐AG百家乐AG真人AG真人爱游戏华体会华体会im体育kok体育开云体育开云体育开云体育乐鱼体育乐鱼体育欧宝体育ob体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育亚博体育开云体育开云体育棋牌棋牌沙巴体育买球平台新葡京娱乐开云体育mu88qh88

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *