Três cidades do Sul do País para quem ainda não organizou a viagem no feriado de Tiradentes

Guaíba (RS), Criciúma (SC) e Curitiba (PR) são destinos para quem procura tranquilidade, gastronomia e experiências diferenciadas

Abril de 2022 vem sendo um mês cheio de feriados prolongados. E quem não aproveitou para viajar na Páscoa ainda pode se preparar para o Feriado de Tiradentes, especialmente quando o assunto são as viagens rodoviárias.  E para quem procura destinos mais calmos, com boas opções de hospedagem, gastronomia, passeios e um contato mais profundo com o local, o Sul do Brasil reserva excelentes alternativas.

Guaíba, no Rio Grande do Sul, é uma cidade com pouco mais de 100 mil habitantes, na região metropolitana de Porto Alegre. Como o nome sugere,  a cidade nasceu às margens do Rio Guaíba (que na verdade é lago),  famoso por sua beleza e por ter sido cenário de episódios históricos do Estado. Por lá, entre os passeios imperdíveis estão: a orla do Rio Guaíba, especialmente no final da tarde, em um ambiente arborizado, tranquilo, com várias opções de restaurantes e uma vista panorâmica para Porto Alegre; o City Tour de Jardineira, um  passeio de 40 minutos que passa pela parte alta da cidade, onde fica o Sítio Histórico; o Mirante da escadaria, totalmente instagramável por sua vista elevada para o Rio Guaíba e para todas as belezas da cidade. 

Já Criciúma, a maior cidade do Sul do Estado de Santa Catarina, conhecida como a capital brasileira do carvão e do revestimento cerâmico, é destino ideal para quem gosta de frio – por lá, as temperaturas costumam ficar abaixo de zero no inverno – e para quem quer turistar apreciando parques, museus e muitas outras opções culturais e gastronômicas. Uma delas é a Mina de visitação Octavio Fontana, a única mina de carvão disponível à visitação na América Latina. O passeio pelo seu interior possibilita uma experiência semelhante à vivida pelos mineiros no processo de extração do carvão. A caverna tem cerca de 300 metros e pode ser vista a pé ou a bordo de uma mini locomotiva, modelo réplica de 1922. Para quem gosta de turismo religioso, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é uma boa opção, cercada de mata nativa e uma fonte natural que abriga a imagem da Santa. Um local de peregrinação e fé.

O roteiro pelo sul do Brasil encontra, na capital paraense, um convite cultural em Curitiba, que também é conhecida por seus parques e monumentos, além de um centro histórico que reserva experiências interessantes para quem gosta de arquitetura e um mergulho  mais profundo na cultura local. 

Roteiro à parte na cidade é o Calçadão da Rua XV de Novembro: uma caminhada segura e na qual o visitante encontra opções de compras, restaurantes e padarias. Nesta caminhada vale a pena parar na Confeitaria das Famílias, tradicional ponto de encontro. Fundada em 1945, preserva as características históricas e receitas deliciosas a preços bem populares. Também no calçadão, é possível visitar o Bondinho, que está no mesmo local desde 1978 e abriga um local de leitura e diversão para as crianças. Vale a pena também desviar um pouco da Rua XV e visitar a Biblioteca Pública do Paraná. Fundada em  7 de março de 1857 o prédio é lindíssimo e o acervo é de deixar qualquer amante de livros apaixonado. 

Bondinho da Leitura – Foto Cido: Marques

Onde ficar:

Ibis Guaíba, um hotel econômico com toda comodidade para casais e famílias, com quartos modernos, estacionamento, bem localizado e pet friendly. O Ibis Guaíba está a menos de 1 hora de Porto Alegre e outros pontos turísticos locais

Novotel Criciúma, uma opção para quem gosta de conforto e design. Com decoração moderna, inspirada nas minas de carvão da cidade, dispõe de quartos acolhedores e suítes para casais, solteiros e famílias, com opções de acessibilidade. O Gourmet Bar serve pequeno-almoço, almoço e jantar, bem como bebidas e lanches. O hotel possui sauna, sala de massagem, espaço criança e é pet friendly.

Grand Mercure Curitiba Rayon, uma opção premium e na melhor localização para quem busca esse roteiro alternativo. O hotel fica distante apenas duas quadras do início do calçadão da Rua XV, pertinho da praça Osório, que sempre tem feira e também merece ser visitada e contemplada. Sem falar que o ônibus Turismo para bem na frente e com ele é possível visitar todos os pontos turísticos de Curitiba, pagando apenas uma passagem. O Grand Mercure Rayon Curitiba está localizado na Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba (PR). São 12.848 metros quadrados de construção, sendo 18 andares com 159 apartamentos. Oferece espaço fitness, sauna, spa e salas de eventos com capacidade para até 400 pessoas. Abriga dois renomados restaurantes: Hai Yo, com gastronomia asiática, e Garbo, de culinária contemporânea brasileira. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui