Equipe do UniCV é finalista em desafio de moda sustentável do Sebrae

O Desafio re-Modelar 2022 envolveu estudantes universitários de todo o Estado na busca de soluções sustentáveis para a indústria da moda
Criado pelo Sebrae Paraná, em parceria com a Biolist Soluções Ambientais e o Smart Space, do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), o Desafio re-Modelar 2022 nasceu com o propósito de envolver o público universitário, tanto da graduação quanto pós-graduação, na busca de soluções sustentáveis para a indústria da moda paranaense. Puderam participar estudantes de todo o estado com ideias e projetos que tragam inovações para o setor. Dezessete equipes se inscreveram e quatro apenas chegaram à final.
O resultado final com o anúncio da equipe vencedora será conhecido no dia 22 de setembro, durante um evento estadual de moda sustentável do Sebrae, que acontecerá em Maringá. A equipe vencedora vai levar um prêmio no valor de R$ 1.500. A maratona de ideação começou no dia 28 de abril e contou com várias etapas, durante as quais os estudante puderam ser orientadores e acompanhados por professores e mentores do Sebrae.
Prefeitura divulga edital com 40 projetos contemplados no Prêmio Aniceto Matti 2021
Propostas
As propostas de inovações deveriam ser estruturadas considerando novos modelos de negócios, seus processos de produção, compra e logística e a rastreabilidade de seus resíduos, dentro de quatro áreas temáticas: 1) Novos modelos de negócios de moda sustentável; 2) Ressignificação dos resíduos têxteis ou fibras mistas predominantes nas indústrias de confecções; 3) Metodologias ou tecnologias para redução de resíduos na indústria da moda; 4) Metodologias ou tecnologias para a produção de fibras sustentáveis.
Trabalhando com o tema “Ressignificação dos resíduos têxteis ou fibras mistas predominantes nas indústrias de confecções”, a equipe do UniCV, formada por cinco alunos de diferentes cursos e orientada pela professora Marcela Favero, envolveu uma indústria do setor privado e uma empresa do terceiro setor na criação da proposta de um novo produto com a utilização de restos de tecidos.
Conforme Rodrigo Gaspar, líder do grupo, o fato de serem de diferentes cursos ajudou bastante no desenvolvimento do projeto. “A interdisciplinaridade foi fundamental, e o interessante é que todas as graduações do UniCV contam com a disciplina de sustentabilidade, o que facilitou a nossa interação e convergiu os nossos interesses”, disse ele.
“Levantamos dados e ficamos mobilizamos em desenvolver soluções para a área. Não tem como fechar os olhos para o que acontece no mercado. Fora a alegria de chegar à final, estamos muito satisfeitos em contribuir com a sociedade para tentar acabar com um problema que é a geração de resíduos pelas indústrias de confecção”, completou o estudante.
Para Perseu Bastos, consultor do Sebrae Paraná, “inovação e solução de problemas emergem da conexão e cooperação entre pessoas, instituições e setores”. “Esse foi o objetivo do Desafio re-Modelar: reunir visões diferentes para criar novos horizontes para o mercado da moda, desenvolvendo pessoas e ativando o ambiente acadêmico, econômico e político de Maringá e região”, acrescentou.
Priscila Brustin, coordenadora do Desafio e gestora da Biolist, disse que a proposta foi um instrumento importante para incentivar o empreendedorismo entre os acadêmicos, dar oportunidade de buscarem experiências junto ao mercado e gerar negócios sustentáveis.
Equipe UniCV
A equipe do UniCV que concorrerá ao prêmio final é formada por Rodrigo Gaspar de Almeida (Gestão Ambiental); Matheus Henrique Delmonaco (Análise de Desenvolvimento de Sistemas); Laís Nascimento Gomes (Ciências Econômicas); Josiane Cristina Venturini de Campos (Big Data e Inteligência Analítica) e Juliano Olímpio Lima (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).