Ouro Roxo? The Best Açaí negocia, em média, uma loja a cada 48 horas
A diversidade de combinações do açaí e o modelo de franquias em self-service foi certeira: apenas nos primeiros quatro meses de 2023 a rede The Best Açaí negociou uma loja a cada 48 horas, aproximadamente. Das 55 novas unidades deste ano, 23 estão em funcionamento e outras 32 já em fase de implementação, somando 255 lojas em oito estados brasileiros. Em 2022 o mercado de franquias cresceu 14,3%, superando os R$ 211 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Aliado a isso, a comercialização do açaí cresceu 15.000% entre 2012 e 2022, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
A marca que tem 5 anos de mercado pretende atingir 350 milhões de faturamento este ano e o CEO, Sérgio Kendy, explica que o crescimento cada vez mais acelerado faz parte de uma estratégia voltada as cidades em desenvolvimento e também aos clientes. “Grande parte dos nossos franqueados vieram da base de clientes. Arrisco em um percentual de 70%. Por isso, foi apenas este ano que nós começamos a fazer provocações como franqueadora. Até então nosso trabalho era mais reativo e a expansão aconteceu de forma natural, não olhando muito para estratégias pesadas de vendas, mas para o índice de satisfação de quem já está conosco e é responsável por indicar o negócio”, diz Kendy.
E rede não apenas comercializa as franquias, que giram em torno de R$ 230 mil de investimento, como também produz todas as opções geladas disponíveis no self-service. “Sempre digo que aqui está um dos grandes diferenciais da rede. Por nos tornarmos referência, principalmente em formato de loja e identidade visual, acabamos inspirando o mercado. Contudo acaba sendo impossível fazer algo igual, porque garantimos a qualidade dos nossos 12 sabores de açaí e 24 de sorvete em um processo lapidado com muita atenção”, revela Sérgio Kendy. Em fevereiro a fábrica Amadelli produziu 40 mil caixas de açaí e sorvetes, sendo 200 toneladas de açaí e 150 toneladas de sorvete.
De cliente à franqueada, Daniela Bona tem quatro franquias e puxou a família e amigos para o negócio. “Costumo sempre dizer que a The Best Açaí mudou nossas vidas e inclusive contribuiu para que eu e meu esposo ficássemos juntos. Conheci meu marido no início da pandemia, trabalhei em home office por 6 meses em Blumenau, Santa Catarina. Eu já era cliente e apaixonada pela marca, mas trabalhava como enfermeira viajando pelas cidades do Paraná. Em determinado momento precisei voltar a viajar. Para ficarmos juntos em Blumenau resolvemos abrir uma unidade da The Best Açaí. Seria a primeira de quatro atualmente”, resume Daniela. Ela e o marido possuem quatro unidades na região, seus sogros mais três unidades, também em Santa Catarina, e mais dois casais de amigos próximos abriram quatro unidades a partir da indicação dela.
Até o final de 2023 a rede pretende atingir 300 unidades e se posicionar nas capitais do país. “Acredito que teremos essa meta batida muito antes. O faturamento médio dos nossos franqueados é um grande diferencial competitivo no mercado, assim como a facilidade de operação de loja. Nosso alvo ainda para 2023 é São Paulo. Temos duas lojas na capital com franqueados satisfeitos e um potencial a ser explorado por lá”, argumenta Sérgio Kendy. Quando questionado sobre estratégias de venda nas regiões do país em períodos mais frios como nos próximos meses, Kendy completa, “usamos a versatilidade do açaí ao nosso favor. Por exemplo, em maio entrou nas lojas a campanha do waffle, com uma receita criada por nós e que tem grande aceitação pelo nosso público. Fica ao critério do cliente colocar as opções geladas ou seguir com frutas, chocolates, caldas e cremes”, finaliza.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2021 o valor da produção de açaí foi de R$ 5.305.523 mil e a quantidade produzida, de 1.485.113 toneladas em uma área de 208.111 hectares. O Pará representa o maior produtor do mercado interno e de exportação para o mundo, dando um salto de 41 toneladas (2011) para 5.937 toneladas (2020).
Sobre a The Best Açaí
A The Best Açaí nasceu em 2017 a partir da força de vontade e olhar visionário de três jovens empreendedores e tem como propósito democratizar o consumo do açaí. Com a premissa de oferecer qualidade e diversidade de opções em torno da fruta em um modelo self-service focado na experiência do consumidor, a rede está no Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A Amadelli, fábrica e distribuidora dos produtos The Best Açaí, está localizada em Londrina, no Paraná, e produz 20 toneladas de açaí e sorvete diariamente. A estrutura agrega 1.900 m² de área construída e tecnologia de ponta que garante a qualidade e o sabor incomparável dos produtos encontrados em todas as lojas The Best Açaí. Fazem parte do Grupo The Best a marca The Best Açaí, a Amadelli, o Gracco Burguer e o Gracco Express. Acesse o maior Instagram de açaí do mundo: @thebestacaiofficial