Gestão Ulisses Maia/Scabora realiza mil procedimentos em novo mutirão de consultas e exames neste sábado, 7

Gestão Ulisses Maia/Scabora realiza mil procedimentos em novo mutirão de consultas e exames neste sábado, 7

Os mutirões de exames e consultas da Prefeitura de Maringá têm garantido agilidade aos atendimentos na área da saúde. Em três edições, nos meses de julho, agosto e setembro, foram mais de 2.300 pacientes atendidos, além de 75 mil procedimentos agendados nos três meses. Neste sábado, 7, ocorrerá mais um mutirão e o município realizará em apenas um único dia mil procedimentos, entre sete tipos de exames, consultas em nove especialidades e avaliações cirúrgicas. 

Durante o dia, serão realizadas consultas de neurologia, reumatologia, endocrinologia, dermatologia, urologia, vascular, cirurgia pediátrica, otorrino, e cirurgia geral com avaliação para postectomia. Também haverá exames de eletrocardiograma, endoscopia, ultrassom, raio-x, ressonância, densitometria e cintilografia. Apenas neste dia, serão 200 ultrassonografias e 100 radiografias. 

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Os atendimentos foram agendados previamente pela Secretaria de Saúde e os pacientes foram comunicados. Os procedimentos serão realizados no Hospital Municipal e nos prestadores conveniados contratados pela Prefeitura.

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O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que o mutirão faz parte de uma série de investimentos do município para ampliar o número de consultas, exames e cirurgias. Ele lembra que houve ampliação da capacidade do Hospital Municipal em 35% para realização de cirurgias, além de implantação de clínico geral para atendimento espontâneo nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir mais agilidade. 

A Prefeitura de Maringá também ampliou as equipes das unidades de saúde e fortaleceu a rede de prestadores SUS. O município investiu R$ 2,5 milhões para ampliar o número de procedimentos realizados via Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep). “São diversos investimentos, incluindo reorganização de fluxos de atendimento e contratação de profissionais, para garantir ainda mais agilidade no atendimento dos pacientes”, afirma o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 

Plantão noturno – Para facilitar o contato com os pacientes, o município também criou um plantão de ligação. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, até às 21h, para comunicar os pacientes sobre liberação de consultas e exames. 

A Prefeitura de Maringá conscientiza a comunidade para redução de faltas em procedimentos agendados, o chamado absenteísmo. Pelo menos um em cada 20 pacientes não comparece aos exames e consultas, o que impacta na rotina de atendimento, já que outra pessoa poderia ser atendida no lugar. A Secretaria de Saúde orienta que, caso não possa comparecer ao atendimento, o paciente deve avisar a UBS de referência ou sinalizar no momento em que for comunicado sobre o agendamento.

Redação O Diário de Maringá

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