Programa da Coca-Cola FEMSA Brasil resulta na promoção de 75% das participantes

Programa da Coca-Cola FEMSA Brasil resulta na promoção de 75% das participantes

Companhia realiza iniciativas para fomentar liderança feminina

Uma das estratégias de Diversidade, Equidade e Inclusão da Coca-Cola FEMSA Brasil, uma das maiores fabricantes com maior volume de vendas do sistema Coca-Cola no mundo, é o desenvolvimento de carreira de mulheres, com o objetivo de formar quadros de liderança mais diversos e representativos. Atualmente, a companhia conta com 26% de mulheres em posições de liderança e tem meta de, até 2030, alcançar os 40%.

Elas na Liderança

Entre as iniciativas promovidas para atingir esse objetivo, o Elas na Liderança é um programa de aceleração de carreiras que fornece uma jornada de desenvolvimento para que mulheres em posições de média liderança possam assumir cargos mais seniores dentro da companhia. Na sua primeira edição, realizada entre 2021 e 2022, o Elas na Liderança contou com 24 participantes e, até o momento, resultou na promoção ou movimentação de 20 delas (83%).

“O Elas na Liderança foi uma experiência transformadora que impulsionou meu crescimento profissional. Durante o programa, adquiri novas habilidades de liderança, fortaleci minha confiança e obtive valiosas perspectivas sobre ambiente corporativo e gestão ágil”, afirma Karen Arrabaca, participante da primeira edição da iniciativa e atual gerente Administrativa na Coca-Cola FEMSA Brasil.

O programa traz uma trilha de treinamentos focados em Autoconhecimento, Marca Pessoal, Soft e Hard Skills e Conhecimento do Negócio, além de mentoria em projetos desenvolvidos pelas participantes. As atividades vão desde masterclass de marca pessoal até visitas a fábricas e centros de distribuição. “O Elas na Liderança fomenta equidade e representatividade de forma alinhada ao intuito da companhia de desenvolver pessoas. Os ótimos resultados da iniciativa reforçam a importância e efetividade de investir nestes pilares também internamente”, explica Cristiane Yamamoto, Diretora de Recursos Humanos.

Em 2023 foi iniciada a segunda edição do programa, com 33 participantes. Até o momento, 36% delas foram promovidas ou movimentadas.

Elas Business

Fortalecendo essa missão, em janeiro deste ano, a Coca-Cola FEMSA Brasil lançou o Elas Business. O projeto traz mulheres líderes de diferentes localidades e áreas para uma discussão de agendas estratégicas com as participantes, proporcionando networking e insights sobre temas de negócio.

Em seu primeiro encontro, o Elas Business teve a participação de Luciana Staciarini Batista, presidente da The Coca-Cola Company no Brasil e Cone Sul, que abordou a temática ESG. Junto a outras 27 mulheres, entre elas, executivas da Coca-Cola FEMSA Brasil e da The Coca-Cola Company, as líderes também discutiram sobre como o assunto impacta suas áreas de atuação e o que podem fazer para alavancar ainda mais o ESG na empresa.
Com a agenda alinhada à estratégia da companhia durante o ano, a iniciativa contará com a presença de convidadas de diferentes empresas, segmentos e backgrounds, além de abordar pautas externas que fomentem novos olhares estratégicos, de negócios e projetos inovadores.

Quadro geral

Além dos projetos que visam os cargos de liderança, a Coca-Cola FEMSA Brasil investe no desenvolvimento profissional de mulheres com suas “Escolas de Formação”, realizadas constantemente. A “Escola de Operador de Empilhadeira para Mulheres” e a “Escola de Talha para Mulheres” são algumas das capacitações disponibilizadas.

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul Rádio Colorado AM Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau Globo FM Maringá Rede de Rádios Maringá Metropolitana FM - Maringá Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá Record RIC TV Maringá RTV 10 Maringá Record News Rede Mercosul Estado do Paraná Outras informações: Cerimonialista Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *