Com atendimento multiprofissional, nova Clínica de Apoio ao Transtorno do Espectro Autista é inaugurada
A Prefeitura de Maringá inaugurou nesta sexta-feira, 30, a nova Clínica de Apoio ao Transtorno do Espectro Autista. Com o novo espaço mais amplo e moderno, o município amplia a capacidade de atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e disponibiliza novos serviços, incluindo avaliação e tratamento odontológico.
O município investiu R$ 200 mil para ampliação da clínica, que passa a funcionar em novo endereço: na Avenida Cerro Azul, 2822, no Jardim Novo Horizonte. A nova clínica conta com brinquedoteca, ambientes para atendimento dos pais e para capacitação dos profissionais da saúde, entre outros espaços. Os pacientes atendidos no local serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O prefeito Ulisses Maia destacou a importância do fortalecimento da rede de serviços de atendimento de pessoas com TEA. “Maringá é uma das primeiras cidades brasileiras a investir em uma estrutura específica para atendimento de pessoas diagnosticadas com TEA no SUS. Inovamos em 2020, com a inauguração da clínica, e agora estamos ampliando a capacidade de atendimento, com a unidade em um espaço maior e a contratação de novos profissionais especializados”, afirmou.
Para a nova Clínica de Apoio ao Transtorno do Espectro Autista, a Prefeitura de Maringá investiu na contratação de novos profissionais. No local, os pacientes recebem atendimento de equipe multiprofissional formada por neuropediatra, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, pedagoga, fisioterapeuta, serviço social e nutrição. Além disso, pela primeira vez, o espaço também passará a realizar atendimento odontológico.