Gramado se prepara para receber cerca de 2 milhões de pessoas no Natal Luz em 2024
Festival natalino é o maior evento da cidade, mas existem outras atrações turísticas de destaque
De acordo com a própria organização do Natal Luz, o maior evento de Gramado, no Rio Grande do Sul, deve receber cerca de 2 milhões de pessoas durante toda a festa, que vai de outubro a janeiro.
Pleno emprego motiva extensão da bolsa família por mais três meses, diz Zeca Dirceu
Mesmo que o turismo gaúcho tenha sentido os impactos das enchentes que atingiram o estado em maio deste ano, a expectativa para o Natal Luz é otimista devido à reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, prevista até o final do mês de outubro. Essa é a principal porta de entrada para turistas de outros estados e países.
Somente em 2024, mais de 60 mil brasileiros já morreram de doenças do coração
O evento é um grande festival natalino com atrações para todas as idades, incluindo ruas decoradas, show de luzes, apresentações de música e dança, peças de teatro e desfiles temáticos.
A edição de 2024 tem início em 24 de outubro e termina apenas no dia 19 de janeiro de 2025.
Atrações do Natal Luz
Foto: Flickr/Vanessa Fuhrmeister Candido
Há muito o que fazer em Gramado na época do Natal Luz. A principal atração é o Grande Desfile de Natal, um espetáculo com muita música, dança, brilho e luzes.
Nos anos anteriores, o desfile era realizado no centro de convenções ExpoGramado, mas este ano acontecerá ao ar livre, na Av. das Hortênsias, uma das vias mais populares da cidade.
Outro evento muito esperado é Nativitaten, uma apresentação que conta a história do nascimento de Cristo com jogo de luzes, música e efeitos de pirotecnia. Tudo isso acontece em um palco flutuante no meio do lago que fica dentro do Centro de Eventos Serra Park.
As duas atrações são pagas. Mais informações e ingressos à venda no site oficial.
Atrações gratuitas
O Natal Luz também conta com programação gratuita:
- Show do acendimento: todas as noites, às 20h, em frente à R. Coberta, as luzes do Palácio dos Festivais se acendem em um belo espetáculo
- Vila de Natal: local onde fica a Casa do Papai Noel, a Vila de Natal é um vilarejo charmoso com temática natalina e várias lojas de produtos artesanais
- Tannenbaumfest: concurso de decoração de árvores de natal que acontece na Av. Borges de Medeiros
- Parada de Natal: palhaços, acrobatas, músicos, malabaristas, dançarinos e, é claro, o Papai Noel, desfilam entre a Av. das Hortênsias e a Av. Borges de Medeiros
- Orquestra Sinfônica: todos os anos, a Orquestra Sinfônica de Gramado apresenta um concerto natalino especial para o Natal Luz
Outras atrações em Gramado
A cidade gaúcha é um dos principais destinos turísticos do país e está recheada de atrações. Segundo a Prefeitura de Gramado, a cidade recebeu mais de 8 milhões de visitantes em 2023, 6% a mais do que em 2022. O mês mais movimentado foi julho, recebendo 768 mil pessoas, como mostram dados da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
Além de ser o mês das férias escolares, julho também marca o pico do inverno, época altamente lucrativa para a região devido ao clima frio e quase europeu das cidades da Serra Gaúcha.
Mesmo assim, Gramado apresenta ótima programação de atividades em qualquer época do ano. Veja algumas a seguir!
Lago Negro
Foto: Wikimedia Commons
O Lago Negro é artificial, mas isso não afeta em nada sua beleza. Às suas margens, há diversos pinheiros importados diretamente da Floresta Negra, uma região montanhosa na Alemanha que faz fronteira com a França. Na primavera e no verão, o local ganha ainda mais vida com o desabrochar das flores, principalmente azaleias e hortênsias azuis.
Opção ideal para passeios ao ar livre, os visitantes costumam fazer corridas, caminhadas e piqueniques, andar de bicicleta e jogar bola. Nas águas do lago, uma volta nos pedalinhos em forma de cisne é indispensável.
Vinícolas
Foto: Pexels/Jill Wellington
A Serra Gaúcha é a maior produtora de vinhos do Brasil. São mais de 550 vinícolas apenas na Rota da Uva e do Vinho.
Diversas vinícolas contam com cronogramas exclusivos para visitantes, como degustação de vinhos e visitas guiadas aos vinhedos.
Em Gramado, vale a pena conhecer as vinícolas Lazaretti, Stopassola, Masotti, Seganfredo e Ravanello.
Mini Mundo
Foto: Flickr/Glauco Umbelino
Perfeito para famílias com crianças, o parque Mini Mundo é composto por réplicas de paisagens ao redor do mundo. As miniaturas são 24 vezes menores do que o mundo real.
O público também pode interagir com os personagens que caminham livremente pelo parque, como os ursinhos Gui e Ana, a Princesa Rafa, a Bruxa Ju e o Limpador de Chaminés.
A infraestrutura do Mini Mundo inclui uma lanchonete, loja de souvenires, playground e fraldário.
Praça das Etnias
Foto: Flickr/Felipe Valduga
Em homenagem aos imigrantes de Gramado, a Praça das Etnias tem três casas especiais: uma italiana, uma portuguesa e uma alemã (Casa do Colono). Também há uma casa de pedra onde são vendidos passeios de agroturismo.
O local é especialmente popular por causa da feira de produtos coloniais (produzidos pelos próprios moradores) que acontece aos sábados. Lá são vendidos legumes, verduras, frutas, ervas, flores, compotas caseiras, artesanatos e muito mais.
Outro grande destaque são os famosos Fornos de Gramado, feitos de barro e responsáveis pela preparação de pães e cucas. Também há bolos, doces variados, mel, sucos, vinhos, temperos, queijos, massas, biscoitos e muito mais. Tudo isso é vendido na Casa do Colono.
GramadoZoo
Foto: Flickr/Lidi Faria
Todos os animais do GramadoZoo são exclusivamente da fauna brasileira, como onças, araras e bugios-ruivos.
Para oferecer uma experiência imersiva e permitir que os bichos se sintam mais em casa, grandes viveiros e vidros blindados substituem jaulas e grades de ferro.
Um dos principais atrativos é a Calçada da Fauna, uma versão animal da icônica Calçada da Fama, de Hollywood. Atualmente, são 21 pegadas pertencentes aos moradores do zoo, incluindo patinhas de jaguatirica, lobo-guará, jacaré, cervo-do-pantanal, coruja-jucurutu, macaco-prego, etc.