Brasileiros estão dispostos a pagar mais por carne sustentável, aponta pesquisa

Um estudo inédito da Universidade da Flórida (EUA) revelou que consumidores brasileiros aceitariam pagar até 10% a mais por carne bovina sustentável, especialmente quando informados sobre sua contribuição para a preservação da biodiversidade. A pesquisa, conduzida pela jornalista brasileira Shenara Pantaleão Ramadan, analisou o comportamento de 114 consumidores paulistanos e identificou que a maioria desconhece os esforços da indústria nesse setor, mas recomenda o consumo de carne produzida de forma responsável.
O levantamento também revelou que 69% dos entrevistados priorizam rótulos que destacam cuidados com o meio ambiente e a biodiversidade, independentemente de seus valores pessoais. Esse resultado indica uma oportunidade para a indústria explorar melhor a comunicação sobre sustentabilidade na cadeia produtiva.
Além disso, o estudo apontou que consumidores classificados como altruístas e individualistas demonstram preferência por embalagens com mensagens voltadas à proteção da vegetação e dos animais.
“Grande parte dos consumidores brasileiros desconhecem os esforços que vêm sendo feitos pela indústria na produção de carne sustentável. Para entender o comportamento e o perfil da compra, conversamos com consumidores em seis feiras urbanas de bairros nobres de São Paulo e depois mostramos embalagens com diferentes mensagens, a fim de compreender qual tipo de informação estimula mais a compra de carne bovina sustentável”, ressalta a autora do estudo.
Segundo a pesquisadora, os achados da pesquisa podem servir de base para estratégias de marketing e futuras investigações sobre consumo consciente no Brasil.
Sobre a pesquisadora
Com mais de 15 anos de experiência na área da Comunicação, Shenara Pantaleão Ramadan é formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Cândido Mendes, além de Mestre e Doutoranda em Comunicação Agrícola e de Recursos Naturais pela Universidade da Flórida (EUA). Com atuação em diversos setores do mercado, a carioca radicada nos Estados Unidos passou seus últimos cinco anos no Brasil, em Maringá, Paraná, desenvolvendo ações de relacionamento com a imprensa, estratégias de comunicação interna e marketing digital no setor do agronegócio.