Santo Inácio: Prefeitura precisa explicar cargos e exoneração de Rafael Valério

Santo Inácio: Prefeitura precisa explicar cargos e exoneração de Rafael Valério


O que motivou a exoneração de Rafael Valério, um dos vários parentes em cargos de confiança do vereador Laercio Turcato?

A Prefeitura de Santo Inácio mantém 42 cargos comissionados na gestão da prefeita Geny Violato. Além disso, a exoneração de Rafael Valério de Jesus amplia a pressão por explicações sobre critérios de nomeação e possível revisão administrativa após denúncia encaminhada ao Ministério Público de Colorado. O quadro funcional de abril de 2026 confirma os dados e expõe a estrutura atual do Executivo.

Desde o início, o ponto central é técnico. A Constituição autoriza cargos comissionados apenas para direção, chefia e assessoramento. Portanto, a Prefeitura precisa demonstrar que cada nomeado exerce função compatível com essa regra. Caso contrário, surge risco de desvio de finalidade.

Lista de nomes evidencia estrutura e levanta dúvidas

O levantamento apresenta nomes em diferentes níveis da administração. Entre os secretários estão ERICA TALITA DA SILVA SANTOS e JURANDI TEIXEIRA MACHADO. Além deles, a estrutura de direção inclui CAROLINE SOUZA CAMPOS DOS SANTOS, ELIELCE MELCHIOR DE SOUZA ROSA, JESSICA APARECIDA LEITE, JORGE LUCAS MONTEIRO, LAUANNY GONÇALVES SECHI, LEIA FERNANDES DE SOUZA, MATEUS HENRIQUE SANTOS ALVES e RAFAELA DIAS.

Na sequência, aparecem cargos de chefia de direção e apoio ocupados por ALESSANDER CARLO CORDEIRO, DAYSE MICHELA GARCIA PEREIRA, FERNANDA SILZE BARBOSA DA SILVA CALORI, GISLAINE PASSOS PEREIRA, IVONE DOS SANTOS, KATHELYN CAROLINE BELARMINO REBOLHO, MARIA EDUARDA JUNQUEIRA DA SILVA, MATHEUS FERREIRA DA SILVA, VANESSA SILVA DOMINGUES e VITÓRIA BEZERRA FERREIRA.

Além disso, a chefia de setor reúne DIECILY ARAUJO MONTEIRO, JOSÉ LUCIANO DOS SANTOS, KELLY CRISTINA BINOTTO FACCO, MILENA MARRAFON DE JESUS, MONIQUE STEPHANNI SANTOS DE MOURA, SAMUEL PRACHEDES, VALQUIRIA APARECIDA DOS SANTOS SILVA, VICTOR HUGO DE SOUZA e VIVIANE GALASSI DE ASSIS.

Por outro lado, a coordenadoria para atendimento inclui CAMILA SILVA DE GOES, CRISTINA DOS SANTOS CANDIDO e NAIARA SUELEN FERREIRA DOS SANTOS.

Cargos de apoio administrativo concentram maior questionamento

O principal ponto de atenção aparece nos cargos de apoio funções administrativas. Nesse grupo estão APARECIDA DE FATIMA FERREIRA DE OLIVEIRA, CAROLINA SCARPINI DOS SANTOS, ELISANGELA ANA FOGAÇA, LEONARDO SILVA ALENCAR, OSNI DE LIMA, PAOLA SOMBRA DE ALBUQUERQUE, RAISSA ELIZIANE SCARPINI e VANDA APARECIDA DAS DORES LIMA MARQUES.

A nomenclatura sugere atividades administrativas comuns. Portanto, a Prefeitura precisa esclarecer se esses servidores exercem assessoramento direto, coordenação ou funções estratégicas. Caso contrário, essas funções deveriam ser ocupadas por concursados.

Além disso, também exigem detalhamento as atividades de CAMILA SILVA DE GOES, CRISTINA DOS SANTOS CANDIDO e NAIARA SUELEN FERREIRA DOS SANTOS, já que a função de atendimento precisa envolver coordenação efetiva para se enquadrar como cargo comissionado.

Exoneração de Rafael Valério amplia questionamentos políticos

A exoneração de RAFAEL VALÉRIO DE JESUS, apontado como parente do vereador Laércio Turcato, altera o cenário. Agora, a Prefeitura precisa esclarecer o motivo da saída.

Primeiro, ele pode ter deixado o cargo para assumir função por concurso.
Segundo, a administração pode preparar nova nomeação em outro posto.
Terceiro, a gestão pode ter iniciado revisão interna após questionamentos enviados ao Ministério Público.

Até o momento, nenhuma dessas hipóteses foi confirmada oficialmente. No entanto, o contexto exige resposta clara.

Prefeitura deve apresentar critérios e dados objetivos

Diante disso, a gestão Geny Violato precisa informar os critérios adotados para nomeação, detalhar as atribuições de cada cargo e esclarecer se há compatibilidade com a Constituição. Além disso, deve apresentar o percentual de comissionados em relação ao quadro efetivo e indicar se houve orientação jurídica para revisão de cargos.

Governador nomeia novos secretários de Cidades, Turismo e Planejamento

O Diário de Maringá não aponta irregularidade neste momento. No entanto, os dados públicos exigem transparência. A legalidade não depende apenas do nome do cargo. Ela depende, sobretudo, da função exercida na prática.

Diárias, Ponte de Guaratuba e silêncio oficial: Santo Inácio precisa explicar a cronologia

O que causa estranheza é que Rafael Valério de Jesus estava entre os que viajariam para a inauguração da Ponte de Guaratuba, entre os dias 28 e 30 de abril, com diárias no valor total de R$ 1.160,00. No entanto, a viagem acabou cancelada depois que O Diário de Maringá noticiou que o deslocamento poderia não ter relação direta com atividades oficiais do Município de Santo Inácio, mas sim com uma agenda política custeada com recursos públicos.

Enquanto a Prefeitura não apresenta respostas objetivas, permanece a dúvida central. Santo Inácio utiliza cargos comissionados dentro dos limites legais ou substitui funções de concurso por nomeações políticas?

TV Diário
Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *