Ex-secretário de Obras e ex-presidente do MDB de Morretes é preso em operação policial
As polícias civis do Rio de Janeiro e do Paraná prenderam, nesta sexta-feira, 31 de julho, o ex-secretário de Obras de Morretes Guilherme Wicthoffet Machado. Os agentes localizaram o investigado no bairro de Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Guilherme também presidiu a Comissão Executiva do Movimento Democrático Brasileiro no município de Morretes. A Justiça do Paraná havia expedido contra ele um mandado de prisão preventiva.
📺 Inscreva-se no canal da TV Diário Maringá no YouTube!
Agentes da Delegacia de Homicídios da Capital realizaram a prisão em apoio à Polícia Civil do Paraná, que conduz as investigações. Segundo a corporação, ações de inteligência permitiram localizar o ex-secretário, que estava foragido.
Polícia investiga suposto esquema em contratos públicos
A Polícia Civil do Paraná apura a possível participação de Guilherme em um esquema de corrupção, fraude em contratações públicas, peculato e lavagem de dinheiro.
De acordo com a investigação, empresas teriam pago vantagens indevidas a agentes públicos. Os policiais também investigam o uso de familiares e terceiros para ocultar e movimentar recursos de origem ilícita.
A análise das movimentações bancárias identificou cerca de R$ 43,9 milhões em créditos e débitos no núcleo principal dos investigados. Já o volume financeiro relacionado a pessoas físicas e jurídicas ligadas ao grupo supera R$ 100 milhões.
Ex-secretário aguardará audiência de custódia
Após a prisão, os agentes levaram Guilherme para a sede da Delegacia de Homicídios da Capital. Ele permaneceu no local à disposição da Justiça e deverá passar por audiência de custódia.
Segundo as polícias civis do Rio de Janeiro e do Paraná, a operação reforça a atuação conjunta entre os estados no cumprimento de medidas judiciais. A integração também busca localizar foragidos ligados a investigações sobre corrupção e crime organizado.



