Serviço de Atenção Domiciliar inclui protocolos de covid-19

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O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Maringá já atendeu mais de 900 pessoas em 8 meses de funcionamento. O atendimento, ligado às demandas hospitalares e dos serviços de urgência e atenção básica, otimiza o uso de leitos e reduz o período de permanência dos pacientes no hospital. O serviço funciona de segunda a domingo das 7h às 1h.
Equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem, é acionada de acordo com o caso clínico do usuário. Os pacientes que precisam de monitoramento da oxigenoterapia, suporte nutricional e internamento “home care”, ou seja, aqueles que contém procedimentos clínicos possíveis de serem realizados no domicílio, recebem o serviço após a alta hospitalar. 
Os casos direcionados para o SAD são filtrados pela equipe e médico responsável pelo paciente. São adotados critérios como estabilidade do caso, necessidade do uso de oxigênio no domicílio, portadores de via alternativa de alimentação e crianças de 0 a 2 anos com alergia a proteína do leite de vaca ou baixo peso. Atualmente, cerca de 370 enfermos estão recebendo os serviços. Recentemente, foi incluído no protocolo de atendimento casos da covid-19. No total, a equipe já atendeu 10 positivados para o coronavírus. 

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