Maringá recebe Fórum Regional da Indústria promovido pela Fiep
Maringá recebe, no dia 5 de abril, o terceiro de uma série de eventos que a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove para lançar os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Reunindo lideranças do setor, entidades parceiras e representantes do poder público, o evento tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento da indústria da região Noroeste e contribuir com subsídios para a estruturação de uma política industrial para todo o Estado. O encontro acontece na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), das 8h às 12 horas.
Os eventos de lançamento dos Fóruns ocorrem em seis regiões do Paraná, entre março e maio. “O grande objetivo dos Fóruns é envolver toda a comunidade e a opinião pública qualificada em torno do tema indústria”, explica o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “E debater a indústria é mostrar que o setor tem grande potencial de melhorar a renda per capita do Paraná e de seus municípios. Mas, para isso, é preciso criar um ambiente que incentive efetivamente a atividade industrial, de acordo com as necessidades, particularidades e potencialidades de cada região do Estado”, completa.
Temas prioritários
Em Maringá, serão apresentados o perfil atual da indústria da região Noroeste e reflexões sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas para que o setor ganhe impulso. Entre elas, questões como formação de mão de obra, empregabilidade, infraestrutura, geração e fornecimento de energia, inovação e produtividade.
O encontro inicial servirá como provocação para que as lideranças apontem quais são as prioridades para o desenvolvimento industrial de suas respectivas regiões. Um trabalho que terá continuidade ao longo do ano, com a realização de oficinas temáticas em que serão aprofundadas as necessidades regionais em cada uma das áreas. Esse conteúdo servirá de subsídio para que a Fiep formule propostas concretas para uma política industrial eficiente para o Paraná.
Entidades parceiras
Em todo esse processo, estão sendo envolvidos empresários, lideranças industriais, sindicatos empresariais e representantes do poder público e de instituições ligadas ao setor produtivo de cada regional.
Na região Noroeste, o evento conta com os apoios do Sebrae/PR; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); das Coordenadorias das Associações Comerciais e Industriais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), do Noroeste (Cacinpar), da Região Centro Ocidental (Cacercopar) e de Entre Rios (Cacier); das Associações Comerciais e Empresariais de Maringá (Acim), de Umuarama (Aciu), de Paranavaí (Aciap) e de Campo Mourão (Acicam); dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), de Campo Mourão (Codecam) e de Umuarama (CDU); das Associações dos Municípios de Entre Rios (Amerios), do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte), do Noroeste Paranaense (Amunpar), e da Região de Campo Mourão (Comcam); e do governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços, do Planejamento e do Trabalho, Qualificação e Renda.
Além de Maringá, outras cinco cidades recebem os eventos de lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Em março, os encontros já foram realizados em Cascavel, na região Oeste, e em Francisco Beltrão, no Sudoeste. Em datas ainda a serem confirmadas, nos meses de abril e maio, as reuniões acontecem também nas regiões Norte, dos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.