Maringá tem 100% de transparência em investimentos contra coronavírus
Maringá é uma das quatro únicas cidades do Paraná que atendeu a 100% dos critérios do Tribunal de Contas do estado referentes à transparência na condução do combate à pandemia de Covid-19. Assim como já aconteceu outras vezes, a gestão Ulisses Maia volta a ser reconhecida por seu compromisso com a transparência e a seriedade ao lidar com recursos públicos.
A avaliação foi feita levando em conta os investimentos para contratação de serviços e aquisição de insumos relacionados ao novo coronavírus. Para o prefeito Ulisses Maia, o resultado é um reflexo do trabalho responsável desenvolvido pelas equipes da Prefeitura, sempre respeitando o dinheiro dos contribuintes.
Desde que a pandemia teve seus primeiros casos confirmados no Brasil, foi necessário preparar a cidade para enfrentar suas consequências. Por isso, Ulisses Maia reorganizou a rede de saúde de modo a garantir atendimento adequado a todos os pacientes.
Além disso, também geriu junto à Secretaria de Saúde os recursos disponíveis para a compra dos medicamentos e equipamentos necessários. Agora, o TCE-PR analisou todas essas movimentações por parte dos municípios e do estado. Isso foi feito por meio dos Portais da Transparência e também dos sites de cada governo.
Portal da Transparência de Maringá tem aba exclusiva para contratos relacionados à Covid-19
Entretanto, graças à atuação transparente da gestão Ulisses Maia, Maringá já estava adiantada no fornecimento de informações sobre a pandemia. Antes de qualquer determinação, a Prefeitura disponibilizou uma aba exclusiva, no Portal da Transparência, para os contratos referentes ao enfrentamento ao coronavírus.
Dessa forma, a cidade garantiu sua posição de destaque no Paraná. Enquanto a média de transparência entre os municípios foi de 60,7%, Maringá, Pato Bragado, Cianorte e Pinhais foram as únicas a atingir os 100%. Até mesmo a capital, Curitiba, chegou apenas aos 92%.
Foram levados em conta 38 critérios de avaliação. Por exemplo, a publicação de boletins epidemiológicos diários, a divulgação de endereços e contato para atendimento de casos suspeitos e a disponibilização das licitações na íntegra, bem como de dispensas e inexigibilidades decorrentes do combate à pandemia.
Gestão transparente rende bons frutos para a cidade
Não é a primeira vez que Maringá é reconhecida pela administração municipal transparente. Desde 2017, em várias oportunidades, a cidade figurou entre as mais transparentes do Paraná. Além de trabalhar com informações sempre abertas à população, Maia chegou a organizar encontros nos bairros para falar sobre as necessidades da população maringaense.
Dessa forma, o prefeito procura promover a participação social junto ao governo municipal. Com isso, naturalmente, conscientizar as pessoas de que elas podem sempre contar com as equipes da Prefeitura para trazer suas solicitações e solucionar problemas de seu cotidiano.