Saúde promove atividade para os agentes penitenciários.
A Secretaria de Saúde de Maringá, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM) e o Sindicato dos Agentes Penitenciários, realizou na última semana diversas atividades em comemoração ao dia do Agente Penitenciário, lembrado no dia 13 de novembro. A iniciativa, que integrou a 1ª Semana Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário, teve como objetivo a promoção da saúde dos profissionais penitenciários.
Cerca de 300 servidores realizaram atividades de promoção em saúde como aferição de pressão arterial, detecção de glicemia capilar, vacinação contra tétano, verificação de índice de massa corporal, orientação nutricional, avaliação de postura, orientações quanto ao alcoolismo, tabagismo, tuberculose e teste de estresse.
O Secretário de Saúde, Enio Molina, destacou que os resultados da atividade foram positivos. “Queria parabenizar os nossos profissionais que participaram dessa ação. Várias categorias se mobilizaram: psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, técnico de saúde bucal e técnico de laboratório. Foi uma iniciativa que, além de cuidar da saúde do servidor público, valoriza quem trabalha por uma sociedade mais segura”.
O Dia do Agente Penitenciário foi instituído no Paraná pela Lei 12.342, de 24 de setembro de 1998, em homenagem ao agente penitenciário Adalberto Gomes da Silva, morto durante rebelião na Penitenciária Central do Estado (PCE), em 13 de novembro de 1989.